domingo, 2 de janeiro de 2011

O BERÇO DA RUA DO FOGO




Fotos: Stefano Ferreira

Na tradicional e cheia de lendas Rua do Fogo, na antiga capital do Piauí, a garagem do Sr, Chico Rêgo, historiador e atual Presidente do Instituto Histórico de Oeiras, abriga um presépio.

O berço é singelo e produzido com areia, macambiras e pedras dos morros que circundam a cidade e tem peças em madeira, resina e gesso.

A iluminação convida quem passa pela rua localizada no centro histórico.

Os berços de natal eram uma tradição muito forte na Velha Urbe que foi se perdendo com o tempo e que precisa ser estimulada.

Ao visitar o presépio, lembrei de minha infância, quando ficava horas olhando o berços de Dona Rosa Mesquita e de Dona Alina Ferraz. Estes dois habitam o lúdico de minha memória.

Ao lembrar, chego a sentir o cheiro do "André-miúdo", planta nativa retirada nos morros de nossa terra. E não me esqueço de um galo, colocado nas pedras mais altas, que mudava de cor dependendo da temperatura.

Ao voltar da visita ao presépio, passo pela Praça das Vitórias e as crianças brincam pulando em balão inflável ou pilotanfo carros e motos de brinquedo. Algumas delas, passeiam de patins com capecetes nas cabeças e outras ainda, lutam com armas japonesas. Entrei no beco ao lado da linda praça iluminada, refletindo sobre nossa identindade ou melhor, sobre a desconstrução dela.

Como era bom ser criança naquele tempo que não volta mais...

Stefano Ferreira. Madrugada de 03 de janeiro de 2011.

Sem comentários: