terça-feira, 2 de março de 2010

O CAÇADOR DE LIVROS

Foto: Jornal O Estado de São Paulo


O Programa Roda Viva do último dia 01 de março, reprisou a entrevista com o bibliófilo José Mindlin, que faleceu no último dia 28.

Mindlin reuniu ao longo de 80 anos uma biblioteca, chamada Biblioteca Brasiliana, que é considerada a mais importante coleção do gênero no Brasil formada por um particular. Ele e sua esposa doaram o acervo no ano passado à Universidade de São Paulo (USP). Parte dos livros e documentos reunidos já pode ser consultada na Internet.

O conjunto de livros e manuscritos inclui cerca de 40 mil volumes, entre obras de literatura brasileira e portuguesa, relatos de viajantes, manuscritos históricos e literários (originais e provas tipográficas), periódicos, livros científicos e didáticos, iconografia (estampas e álbuns ilustrados) e livros de artistas (gravuras).

A entrevista durou mais de uma hora e teve na bancada os entrevistadores  Manuel da Costa Pinto, Daniel Piza, Norma Couri, Alberto Quartim de Moraes, Luís Krausz e Luís Francisco de Carvalho Filho.

Muito espirituoso, descreveu brilhantemente sua corrida durante quase vinte anos para comprar a primeira edição do livro "O Guarani" de José de Alecar e que quando a conseguiu, dexou cair dentro de um avião. Mesmo assim, confessou que depois de dias a AIR FRANCE entregou a jóia literária.

Um dos pontos altos do programa na minha opinião, foi a crítica feita ao escritor Paulo Coelho. Perguntado sobre o fenômeno internacional de vendas do Mago, Minglin disse ter lido" O Alquimista" para poder criticar. Confessou que não gostou e terminou dizendo":
___Paulo coêlho está para literatura, assim como o Bispo Edir Macêdo está para a religião!

Durante a entrevista, foram exibidas matéiras sobre a grande paixão de Mindlin pelos livros e sobre a doação que faz para a Biblioteca da USP.

José Mindlin foi sem dúvida um dos homens mais importantes para a preservação da cultura Brasileira e exemplo discreto de um grande apoiador da leitura no Brasil.


Stefano Ferreira. 02 de março de 2010.


1 comentário:

Marli disse...

Boa noite meu amigo!
Mais uma vez você não deixa ser esquecido pessoas que contribuiram para esse país ser melhor.
Por falar em reprise, nesse sábado o programa Ação da rede Globo passou a entrevista com a Tatiana Belinky, autora de vários livros infantis, que está com 90 anos de idada, mas em plena atividade de dar inveja a muto jovem. Abraços!