quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

POEMINHA COMOVIDO


Para Zilda Arns

LÁ NO HAITI CRIANÇAS PEDEM SOCORRO!
NÃO TÊM PIPO NA BOCA


MAS SIM, UM GRITO.


AQUI NO CANELA TAMBÉM.


EM BELÉM, NA FEBEM E NO PARÁ.
BASTA QUERER ESCUTAR.


Stefano Ferreira. Que a luta dessa mulher tão sensível, possa tocar nosso egoísmo e comodismo e faça com que possamos descruzar os braços e ajudar crianças que clamam por nós. Descanse em paz!

Zilda Arns era Médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Nasceu no dia 25 de agosto de 1934, em Forquilhinha, Estado de Santa Catarina, Sul do Brasil. Filha de Gabriel Arns e Helena Steiner Arns.

Irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, cardeal arcebispo emérito de São Paulo. Viúva (1978), era mãe de cinco filhos: Rubens (Médico Veterinário), Nelson (Médico), Heloísa (Psicóloga), Rogério (Administrador de Empresas) e Silvia (Administradora de Empresas). Para chegar até a indicação ao Prêmio Nobel, Zilda Arns percorreu um longo e dedicado caminho. Sua formação começa em Forquilhinha, SC e em 1959 termina o curso de Medicina, em Curitiba. Parte então, para suas especializações, que envolvem desde a Educação Física, a cursos de Pediatria Social, encaminhado-se então a outros cursos de aperfeiçoamento. Começa sua vida profissional como Médica Pediatra do Hospital de Crianças Cezar Pernetta -Curitiba/PR - 1955 a 1964 e em 1983 é a Fundadora e Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, até a presente data.

 Suas participações em eventos internacionais são diversas, da Angola a Indonésia, Estados Unidos e Europa, Zilda Arns representa a Pastoral, palestra, acompanha Comitivas Brasileiras a outros países e leva a Pastoral da Criança para o mundo. Participou ainda de outros tantos eventos Latino Americanos, principalmente apresentando e divulgando o trabalho da Pastoral da Criança. Sua participação em eventos nacionais é praticamente incontável, desde 1994 são aproximadamente 27 eventos ligados à Pastoral da Criança e ainda inúmeros outros pela Pediatria. Tanta dedicação tem seu reconhecimento. Desde 1978, são diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária. E da mesma forma, a Pastoral da Criança já recebeu diversos prêmios pelo trabalho que vem sendo feito desde a sua fundação. Morreu no último dia 11 de janeiro quando palestrava numa igreja na capital Haitiana, vítima do terremot que matou centenas de pessoas.



2 comentários:

Anónimo disse...

Stefano, amei sua iniciativa em homenagear de forma tão carinhosa essa mulher grandiosa, cuja alma, se ocupasse lugar, não caberia em nosso planeta! Obrigada por compartilhar esse momento conosco!

Abraços

Milena Palha
Fortaleza/CE

Marli disse...

Somente uma pessoa sensível como você para realizar uma homenagem tão linda. Bjs