segunda-feira, 20 de abril de 2009

JUSTA HOMENAGEM

Capa do livro "CHICO VAQUEIRO DO MEU PIAUÍ" de Alvina Gameiro

O SALIPI 2009, homenageará a escritora oeirense Alvina Gameira, uma homenagem mais do que justa, visto que a obra da escritora deve ser mais estudada e analisada, por conta da riqueza no trabalho que faz com a linguagem sertaneja.

Mesmo sendo mais conhecida como contista, Alvina tem otimos poemas, à moda da literatura de cordel.

Sua forma de narrar, mergulha no universo sertanejo, transpondo os causos para a ficção de forma curiosa.

Um de seus contos que mais gosto, chama-se "O Feijão do Divino", conto que fora publicado no livro "Contos dos Sertões de Dentro".

Ainda esta semana, vou publicar textos sobre a escritora aqui no a cor da chita.

Precisamos, sobretudo nós oeirenses, reconhecer e refletir sobre sua obra, tão importante para a literatura piauense.

Bela iniciativa dos organizadores do SALIPI, mostrando respeito e o reconhecimento do evento a personalidades, muitas vezes esquecidas, tão importantes de nossa literatura.

Este ano vários palestrantes internacionais vão fazer parte do evento, tais como Senel Paz, escritor cubano e a angolana Isabel Ferreira. Além desses, o Salipi já confirmou a presença do escritor Laurentino Gomes, autor do livro 1808, o ensaísta José Castello, Arnaldo Bloch, o professor José de Nicola, a cantora piauiense Patrícia Mellodi, o poeta e ensaísta Carlos Nejar, o escritor Márcio Trigo, o jornalista Zuenir Ventura, o polêmico autor da biografia de Roberto Carlos, Paulo César de Araújo e para encerrar o evento com chave de ouro, a cantora maranhense Rita Ribeiro.

Sem comentários: