terça-feira, 3 de junho de 2008

FOLHAS AVULSAS RECHEADAS DE AMOR PARA SE LER EM TODOS OS CANTOS

Foto: Stefano Ferreira


Entre alguns livros que comprei no SALIPI, um dos primeiros que garimpei foi “Coisas de Amor Largadas na Noite”, do publicitário André Gonçalves.

O livro tem um projeto gráfico inovador, acho até que podemos classificá-lo de neo-concreto.
A desestruturação proposital da concepção convencional de um livro, como busca de uma linguagem está na essência da obra.

Para ser sincero, ao folhear o livro, aliás, ao retirar as páginas e começar a passar como cartas,fiquei completamente envolvido com a “forma deformada”, de papel reciclado, com uma apresentação em dez motivos para se ler o livro, pelas cores e formas que ilustram alguns textos.

Mesmo assim, o que há de melhor no livro são os textos, carregados de uma linguagem própria do autor, casada com a estética que são apresentados.Textos líricos, minicontos, poemas-pílula, onde o amor sempre está presente, nas linhas ou nas entrelinhas.

Mais que tudo isso, a idéia de largar cada página no lugar que você achar melhor é o que o livro tem de mais prazeroso.
Pensei em colar algumas no mural, outras na geladeira presas com um ímã, outras ainda acompanhando um presente para algum amigo, como um cartão.

No final de todas as idéias que tive, uma ponta de egoísmo falou mais alto. Aí juntei todas, coloquei na capa e guardei em minha estante, junto com meus livros preferidos.

Claro que será sempre utilizado, principalmente em leituras com meus amigos, saraus e em minhas aulas de literatura, onde costumo me deleitar com textos para ilustrar a teoria ministrada, sempre que falar em literatura contêmporânea, tanto na poética, quanto na narrativa.



Coisas de amor largadas na noite/ André Gonçalves.
Teresina: Gráfica Halley, 2008. 53p.
Preço: 20,00
Livraria Des Livres

2 comentários:

André Gonçalves disse...

Stefano,
obrigado pela sua resenha.
Bom saber que gostou.
veja que o prof. Dilson Lages viu o seu texto e o republicou em www.dilsonlages.com.br

Quando estiver em Teresina, dê um sinal, para que possamos nos conhecer e bater um bom papo.

::josélia neves:: disse...

eu achei lindo também.
o texto é perfeito.
boa a idéia da geladeira!