
Narrar histórias de vida e fé dos devotos do Bom Jesus dos Passos é fotografar as microhistórias que se entrelaçam nesse profundo e enigmático ritual secular de Oeiras.
Histórias de vida que se misturam ás tradições populares e religiosas da velha capital do Piauí, levando homens e mulheres a se dedicarem ao apostolado dos Passos.
Essa é a concepção utilizada pelos jornalistas Stefano Ferreira e Pedro Dias de Freitas Júnior, no livro Passos do Bom: Jesus Narrativas de Fé que será lançado dia 13 de março, quinta-feira da fugida no Café-Oeiras.
O livro é fruto do trabalho de conclusão de curso dos jornalistas na Universidade Estadual do Piauí, em Comunicação Social.
Segundo os mesmos, a obra tem linguagem clara e objetiva e se baseia em relatos de pessoas envolvidas no ritual dos passos. São narrativas que vão tecendo o ritual do ponto de vista dos bastidores, daqueles que sustentam a tradição, mostrando as várias relações comunicativas sedimentadas nesse contexto.
Partindo do princípio do jornalismo, o livro tem fácil leituras,que mesmo com a objetividade que um livro reportagem deve ter, não deixa de pintar relações profundas e místicas que o evento folkcomunicacional possue.
O trabalho teve orientação do Jornalista e Professor Mestrando Orlando Berti, que tem suas fotografias ilustrando os capítulos e projeto gráfico do designer e arquiteto oeirense Edmo Campos.
A apresentação no lançamento será da Professora Tiana Tapety e show musical de Rosinha Amorim e Rubenir Miranda.
O evento acontecerá ás 22:00h, logo depois da dugida do Bom Jesus dos Passos.
2 comentários:
gabriela ferreiras reis enviou-lhe uma hiperligação para um blogue:
ESTOU MUITO FELIZ POR VOCE ESTAR LANCANDO UM LIVRO QUE FALA E RETRATA A NOSSA FE E PARA MIM EM ESPECIAL POIS O BOM JESUS NUNCA ME DEIXOU NA MAO NEM NOS MOMENTOS MAIS DIFICIES QUE JA PASSEI UM BEIJO E PARABENS
GABI
Olá prezados!
São quase três da madrugada e eu aqui nessa noite chuvosa e que ainda renderá muitas laudas de escritos para a Qualificação.
Lamento muito não ter podido ir ao lançamento do livro, mas, com certeza, foi um sucesso. Devem ter visto mãe por aí.
Continuo muito orgulhoso pelo trabalho.
Sucessos mil.
Abraços.
Orlando Berti
Até breve!
Enviar um comentário