quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

CASA DE ZABELÊ EM OEIRAS



O grupo de 70 integrantes da Casa de Zabelê chegam a Oeiras nesta quarta-feira. Na manhã de quinta-feira visitarão os principais pontos turísticos da primeira capital do Piauí. À noite farão apresentação da Lenda “Zabelê” do escritor oeirense Bugyja Britto, no Espaço Cultural Café Oeiras, às 20 horas.


A realização desse evento é uma parceria da Prefeitura Municipal de Teresina com a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria de Assistência Social de Oeiras.Esta parceria tem o objetivo de desenvolver um intercâmbio sócio cultural através da valorização da arte-dança, serigrafia e moda, uma vez que o Projeto de Moda da Casa é fundamentado nas raízes de formação do povo brasileiro.


O Projeto Casa de Zabelê é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Teresina em parceria com a Ação Social Arquidiocesana – ASA que coordena e executa os serviços, e tem por objetivo combater e enfrentar as diversas formas de violência, bem como reduzir os danos causados pela violência física, psicológica e sexual (abuso e exploração) em crianças e adolescentes do sexo feminino.

As crianças e adolescentes na Casa de Zabelê têm atendimento: Pedagógico, de Esporte, Psico-social, Dança, Estamparia, Reciclagem e Oficinas de Moda e Serigrafia.As Oficinas de Moda, Serigrafia e o Núcleo de Dança são oficinas profissionalizantes, que oportunizam aos jovens atendidos o acesso a arte, a cultura, a educação, mudança de vida, prazer, enfim, uma preparação para uma vida melhor.


A Casa atende a 150 crianças e adolescentes do sexo feminino, além de jovens do sexo masculino nas oficinas de dança, serigrafia e moda. A Casa de Zabelê funciona há 11 anos. A Casa, pois, tem interesse de manter, de forma mais estreita, um aprofundamento do conhecimento sobre as raízes piauienses, porque, além da Moda, o seu cognome Zabelê, vem da Lenda de “Zabelê” de autoria do nosso piauiense-oeirense Bugyja de Brito.Com essa caravana, o grupo da Casa de Zabelê pretende iniciar uma relação mais próxima com Oeiras, berço de cultura e de arte piauiense.

Texto: Maria Helena

1 comentário:

Anónimo disse...

Maria Helena,


fico feliz em saber que a Casa de Zabelê faz parte da Cultura de Oeiras.

anônimo