Há quatro anos atrás, o músico e compositor parnaibano Teófilo Lima, lançava seu primeiro CD, com uma homenagem á Pedra do Sal.
A música bem elaborada, de letra com poesia pueril, logo chegou ás rádios da capital e se tornou um hit não só dos filhos daquela terra, mas um hino de piauienses de todas as tribos, que embalados por sua melodia, cantavam como um coral nos vários shows do cantor.
Eu mesmo adorava ouvir e cantar, como se quisesse fazer valer a máxima de Tolstoi que nos lembra: Se quiseres ser universal, cantas tua aldeia.
No fundo, meu bairrismo me lembrava quanto bom seria se um artista oeirense, pudesse fazer como Teófilo, traduzindo a poética da minha Oeiras.
Mas, jamais confessei esse sentimento, não de inveja, mas do desejo de ouvir uma música contemporânea e pop que traduzisse nossa gente e nossa identidade.
Há mais ou menos dois meses atrás, leio no site do amigo e conterrâneo Edmo Campos, que também é oeirense Vavá Ribeiro, estava lançando o seu tão esperado segundo disco e que uma das músicas inéditas seria uma homenagem à primeira capital do Piauí.
Meu desejo secreto estava prestes a se realizar na voz de um dos artistas que tenho profunda admiração.
Mesmo assim, não confessei a ninguém, a inveja positiva, que me perturbava há muito tempo.
Assim, fui ao lançamento do disco aqui em Oeiras e ouvi a música com um misto de emoção e atenção, para realmente constatar o hit pop que descreve de maneira telúrica a cidade mãe de nosso estado.
A música se chama “Capital do sol do Imperador”, uma brincadeira poética que o compositor faz, para falar de nossas belezas e da felicidade de se viver em Oeiras.
Você agora, pode está pensando como sou bairrista, oeirensemente egocêntrico, ou apenas invejoso, e eu só posso dizer que amo essa capital do sol do Imperador, que talvez esse imperador, possa ser todos aqueles que experimentam da água do Mocha e que aqui sempre voltam.
Ouça cem vezes no volume mais alto do som e visualize cada beco e cada sorriso perdido nessa cidadela que é patrimônio do Brasil.
2 comentários:
Quando ouvi pela primeira vez esta música eu chorei.
Vavá Ribeiro em Brasília
18.03.2008
A Associação Cultural dos Amigos do Piauí (Acampi) traz a Brasília o prestigiado Vavá Ribeiro. A apresentação, com Maria dos Prazer, será no dia 26 de março, no Celva-Sres 09, área especial, entre a administração do Cruzeiro e o viaduto Ayrton Senna. O couvert custará R$ 5.
http://www.acessepiaui.com.br/brasilia.php
Enviar um comentário